O Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) divulgou nesta sexta-feira (18) dois relatórios apresentando as ações desenvolvidas pelo Grupo, desde 2013, e os resultados dos projetos de educação ambiental voltados à resíduos realizados com o recurso da Parceria Público-Privada (PPP) de limpeza pública para educação ambiental (EA). O Grupo foi formado em março de 2013 e desde então vem atuando amplamente nas ações e atividades de EA realizadas em Piracicaba. Ressalta-se que o GMEA foi criado pela Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – Lei nº 6.922/2010 e tem como função propor, analisar e acompanhar o desenvolvimento da PMEA, enquanto órgão deliberativo e executivo. Para isso, realiza reuniões mensais, com participação da sociedade civil e poder executivo.
Dentre as ações desenvolvidas, destaca-se as mais de 80 reuniões realizadas, a elaboração de um mapeamento de educação ambiental, que identificou mais de 80 iniciativas de EA desenvolvidas no município, os dois encontros de EA realizados, envolvendo mais de 100 educadores ambientais e, mais recentemente, a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental.
Para a realização dos projetos de EA voltados à resíduos, o GMEA é responsável por elaborar termos de referência para o processo licitatório – já que os recursos utilizados são públicos e provenientes da PPP de limpeza pública -, acompanhar e avaliar os resultados dos projetos desenvolvidos.
Desde 2016, o GMEA já elaborou 10 projetos de educação ambiental que envolveram diretamente mais de 70 mil moradores do município de Piracicaba em processos educativos voltados à resíduos sólidos domiciliares. Mais dois projetos estão em fase de elaboração de edital para licitação, com previsão para início no primeiro trimestre de 2021 e terão como objetivo a formação de professores e a realização de oficinas de comunicação ambiental para produção de vídeos e podcast.
Conheça os relatórios completos, acesse.
Comments