top of page

2° Encontro de Educação Ambiental

Programação
Resultados

O encontro, realizado pelo Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), ocorreu em 10 de dezembro, na Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, e teve por objetivo dialogar e fomentar ações mais sustentáveis no ambiente escolar, bem como compartilhar experiências já existentes sobre o tema.

O encontro teve a participação de cerca de 60 educadores e proporcionou, no período da manhã, palestras e apresentações de experiências exitosas nas escolas e, à tarde 4 minicursos desenvolvidos pelo Laboratório de Política Ambiental da ESALQ/USP, Iandé Educação e Sustentabilidade, Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SEDEMA) e USP Recicla (ESALQ/USP).

O Encontro iniciou-se com a fala da Sra. Érica Ap. Eugênio, Coordenadora do GMEA, dando boas-vindas aos presentes e passando a palavra para a Secretária de Educação Angela Jorge Correa, que parabenizou o GMEA pela iniciativa e cobrou o grupo por mais ações dentro da escola. Como representante da Diretoria de Ensino – Regional Piracicaba, o Professor Carlos Henrique de Oliveira esteve presente e, com o uso da palavra, também parabenizou o GMEA pela iniciativa e fez referência a outras atividades realizadas durante o ano de 2015, como o Curso Educatrilha. Saudou também os professores da rede estadual que estavam presentes.

​

Após a abertura, iniciou-se as palestras programadas:

​

  • Escolas Sustentáveis, ministrada por Rachel Trovarelli: Ela discorreu sobre o significado teórico e prático de escolas sustentáveis, propondo uma reflexão e socialização dos presentes sobre a escola dos sonhos de cada um. Apresentou também os resultados do curso Escolas Sustentáveis, realizado em 2011 e o Projeto CriAtividade realizado em 2015.

  • Relatos de experiências em EA: Sra. Maria Luiza Palmieri iniciou o momento relatando sobre o Curso Educatrilha e seus resultados, bem como sugerindo a ampliação para a rede municipal de ensino.

  • Em seguida o Profº Élcio Maichacki – representante das Escolas Estaduais Dario Brasil, Professora Dionetti Calegaro Miori e Prof. Eduir Benedicto Scarpari – apresentou seus projetos realizados nas escolas mencionadas. O professor realiza ações nas escolas envolvendo horta sustentável, captação de água de chuva e empreendedorismo social com seus alunos. Ele aproveitou para mencionar o avanço que os alunos mais problemáticos em sala de aula tiveram com as atividades externas.

  • Em seguida a Profª Janinne Athanasio – coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Olívia Caprânico – apresentou o projeto “Além do Horizonte” que a unidade escolar realiza com alunos de 3 a 10 anos. O projeto iniciou em 2011 e já realizou plantio de árvores no entorno da escola, disponibiliza espaço para descarte de recicláveis, óleo de cozinha e pilhas e baterias na unidade escolar, conseguiu a aproximação dos pais dos alunos para as atividades realizadas na escola, entre outras ações. A professora também relatou que o projeto é continuo e já ganhou o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, prêmio Destaque Ambiental e Premio Ética e cidadania.

​

A Sra. Ana Maria Meira, educadora do USP Recicla (ESALQ/USP), retomou as palestras falando sobre o gerenciamento de resíduos nas escolas, apresentando as ações de minimização de resíduos do Campus da Esalq/USP, a quantidade de resíduos gerados no município de Piracicaba e os locais de descarte para tais materiais. Foi apresentado também um resumo sobre a Política Nacional e Municipal de Resíduos Sólidos e sobre o Plano de resíduos para as escolas. A apresentação, no geral, teve como objetivo sensibilizar os presentes quanto à redução de consumo e minimização de resíduos.

Em seguida a Sra. Elizabeth Nunes, bióloga da SEDEMA e coordenadora do Núcvleo de Educação Ambiental falou rapidamente sobre o plano municipal de resíduos sólidos (PMGIRS) e as diretrizes de educação ambiental contidas no documento, explicando que uma das ações da Comissão de acompanhamento do PMGIRS e do GMEA em 2016 será fomentar ações para a construção do plano de gerenciamento de resíduos nas escolas.

No período da tarde foram realizados os minicursos: Como e por quê construir atividades de educação ambiental nas escolas, realizado pela OCA/ESALQ; Educação e Sustentabilidade, realizado pela Iandé Educação e Sustentabilidade; SAFARI EDUCATIVO: explorando a biodiversidade no entorno da escola, desenvolvido pelo NEA/SEDEMA; Resíduos do cotidiano escolar, realizado pela USP/Recicla.

bottom of page