top of page

1° Encontro de Educação Ambiental

Programação
  • Apresentação dos trabalhos realizados pelo GMEA;

  • Mesa redonda abordando temas de Sustentabilidade, Pesquisa e Educação ambiental, com a participação de Renato Morgado (IMAFLORA e Observatório Cidadão) e Marcos Sorrentino (ESALQ/USP).

Resultados

O encontro ocorreu em 11 de Dezembro de 2014 às 19h na Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e teve por objetivo ampliar a rede de instituições e pessoas comprometidas nos processos de Educação Ambiental no município.

A programação contou com a apresentação dos trabalhos realizados pelo GMEA, bem como uma mesa redonda abordando os temas Sustentabilidade, Pesquisa e Educação Ambiental com a participação do Sr. Renato Morgado (IMAFLORA e Observatório Cidadão) e Profº. Marcos Sorrentino (Esalq/USP).

O diálogo foi mediado pelo GMEA, o qual iniciou as atividades apresentando as ações desenvolvidas, desde 2013, a partir da regulamentação da PMEA – Política Municipal de Educação Ambiental (lei municipal n º 6922/2010) e decreto de regulamentação nº 14.611/2012.

Em seguida, o Profº Marcos Sorrentino destacou a importância da articulação local na base e do estímulo pelo poder público. Salientou a importância das ações articuladas, do processo participativo e da necessidade de ações com atores sociais das mais variadas áreas. Sugeriu que os projetos de Educação Ambiental do GMEA dialoguem com as comunidades urbanas e rurais, investindo nas comunidades participativas.

Já o Sr. Renato Morgado iniciou sua fala explicando a compreensão da palavra sustentabilidade, que passa necessariamente por um processo de democracia e participação social. Uma cidade sustentável, além de proteger e conservar seus recursos ambientais precisa considerar seus vários aspectos sociais e culturais. Destacou a função da Educação Ambiental nesse processo, onde o objetivo precisa ser o de sensibilização do cidadão para que ele participe das decisões do rumo da cidade em que mora, priorizando a corresponsabilidade e o engajamento. Por fim apresentou os dados do Observatório Cidadão referente mobilidade urbana e meio ambiente.

O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas e com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do Secretário de Meio Ambiente, Rogério Vidal e da Secretária de Educação, Angela Corrêa, os quais participaram da mesa de abertura, discorrendo sobre a importância da Educação Ambiental no município e da existência do GMEA, para a implementação da PMEA.

bottom of page